quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Brincar é coisa séria


Projeto ¨Brincar é coisa séria¨, desenvolvido pela Fundação Samuel - São Paulo, em campanha realizada em 1991,pag. 8 , 9 e 10.
Segundo REGO (19994), autor da obra citada, o papel do educador é o seguinte:
  • O educador tem com papel ser um facilitador das brincadeiras, sendo necessário mesclar momentos onde orienta e dirige o processo, com outros momentos onde as crianças são responsáveis pelas suas próprias brincadeiras.
  • É papel do educador observar e coletar informações sobre as brincadeiras das crianças para enriquecê-las em futuras oportunidades.
  • Sempre que possível o educador deve participar das brincadeiras e aproveitar para questionar com as crianças sobre as mesmas.
  • É importante organizar e estruturar o espaço de forma a estimular na criança a necessidade de brincar, também visando facilitar a escolha das brincadeiras.
  • Nos jogos de regras o professor não precisa estimular os valores competitivos, e sim tentar desenvolver atitudes cooperativas entre as crianças. Que os mais importante no brincar é participar das brincadeiras e dos jogos.
  • Devemos respeitar o direito da criança participar ou não de um jogo. Neste caso o professor tem que criar uma situação diferente de participação dela nas atividades como: auxiliar com materiais, fazer observações,emitir opiniões etc...
  • Em uma situação de jogo ou brincadeira é importante que o educador explique de3 forma clara e objetiva as regras às crianças. E se for necessário pode mudá-las ou adaptá-las de acordo com as faixas etárias.
  • Estimular nas crianças a socialização do espaço lúdico e dos brinquedos, criando assim o hábito de cooperação, conservação e manutenção dos jogos e brinquedos. Exemplo: ¨que brincou guarda¨;¨no final da brincadeira todos ajudam a guardar os materiais¨ etc...
  • Estimular a imaginação infatil, para isso o professor deve oferecer materiais dos mais simples aos mais complexos,podendo estes brinquedos ou jogos serem estruturados (fabricados) ou serem brinquedos e jogos confeccionados com material reciclado (material descartado como lixo), por exemplo: pedaço de madeira; papel; folha seca;tampa de garrafa; latas secas e limpas; garrafa plástica; pedaço de pano etc...Todo e qualquer material cria para a criança uma possibilidade de fantasiar e brincar.
  • É interessante que o professor providencie para que as crianças tenham espaço para brincar (área livre), e que possam mexer no mobiliário, montar casinhas, fazer cabanas, tendas de circo etc...
  • O professor deve dar o tempo necessário às crianças para que ass brincadeiras apareçam, se desenvolvam e se encerrem.
  • Ser aquele que coordena sua ação da criança, pelo conhecimento e ligação com as emoções desta.

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