sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Ludibus - Superando a Falsa Dicotomia entre o Brincar e o Aprender


José Milton de Lima
Docente do Departamento de Didática da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília
e-mail: miltonli@marilia.unesp.br
Helen de Castro Silva
Docente do Departamento de Biblioteconomia e Documentação de Marília
e-mail: helenc@marilia.unesp.br
Estudos e pesquisas têm comprovado a importância das atividades lúdicas, literárias e artísticas no desenvolvimento das potencialidades humanas das crianças. Quando participa dessas atividades a criança desenvolve uma série de competências que são essenciais para o seu sucesso na escola e imprescindíveis para o seu desenvolvimento integral. No entanto, tais atividades são ainda tratadas, de modo geral, como secundárias no contexto educacional. O projeto Ludibus tem como principal objetivo sensibilizar professores da rede pública e particular de ensino, bem como futuros profissionais das áreas de Pedagogia e Biblioteconomia, para o fato de que jogos, brincadeiras, atividades artísticas e literárias são elementos da cultura e portanto é fundamental que o professor as valorize e ofereça às crianças oportunidades de aprendizagem e vivências. O projeto pretende instrumentalizar os professores das escolas de educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, através de estudos e vivências, para que, convencidos da importância dessas atividades no desenvolvimento integral da criança, saibam utilizá-las e promovê-las no contexto educacional.
O Ludibus começou a ser desenvolvido no início de abril de 1999. Nesta fase inicial, a busca por recursos e a organização das atividades ainda requer bastante esforço, principalmente pelo fato das solicitações mínimas não terem sido plenamente atendidas. A equipe que realiza as atividades é composta por docentes e alunos dos cursos de Pedagogia e Biblioteconomia, que se reúnem semanalmente para estudar, levantar, selecionar e confeccionar materiais que servirão de suporte para a realização das atividades junto aos professores da rede de ensino.
A equipe tem promovido encontros semanais com os professores da rede de ensino pública e particular, nos quais procura tematizar a prática educativa, levantando problemas e entraves que dificultam a utilização das atividades lúdicas, literárias e artísticas como recursos pedagógicos. Além disso, os participantes dos encontros estão construindo uma base teórico-prática a partir de estudos, trocas de experiências e vivências que contribua no aprimoramento do trabalho pedagógico. No decorrer do processo, as atividades do projeto serão ampliadas e estendidas às escolas da rede pública, o que possibilitará a realização de ações junto aos alunos e professores. Para tanto, há necessidade da obtenção de um ônibus adequado e devidamente equipado com acervo de jogos, materiais e suporte para o trabalho de arte e livros de literatura infantil, de acordo com a proposta original que deu nome ao projeto - Ludibus.
Um elemento favorável ao desenvolvimento do projeto tem sido o interesse demonstrado pelos professores da rede de ensino pública e particular que estão participando dos encontros realizados semanalmente. As experiências adquiridas ao longo do desenvolvimento do projeto fomentará a produção de conhecimentos, contribuirá na formação contínua dos professores da rede pública e particular de ensino, e permitirá aos graduandos a relação teoria e prática.
Equipe envolvida: Carlos Eduardo Lemos e  Cristiane Pereira da Cruz

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