segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Mundo Mágico Infantil


A decisão de permitir envolver no mundo mágico infantil seria o primeiro passo que o professor deveria dar. Explorar o universo infantil exige do educador conhecimento teórico, prático, capacidade de observação, amor e vontade de ser parceiro da criança neste processo. Nós professores podemos através das experiências lúdicas infantis obtermos informações importantes no brincar espontâneo ou no brincar orientado. Estas descobertas podem definir critérios tais como:
  • A duração do envolvimento em um determinado jogo;
  • As competências dos jogadores envolvidos;
  • O grau de iniciativa, criatividade, autonomia criticidade que o jogo proporciona a participante;
  • A verbalização e lingagem que acompanha o jogo;
  • O grau de interesse, motivazão e linguagem que acompanham o jogo;
  • O grau de interesse, motivação, satrisfação, tensão aparente durante o jogo (emoções, afetividade etc...);
  • Evidencias de comportamento social (cooperação, colaboração, conflito, competição, integração etc...);
  • A aplicação de jogos, brincadeiras e brinquedos em diferentes situações educacionais podem ser um meio para estimular, analisar e avaliar aprendizagens especificas, competências e potencialidades das crianças envolvidas

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