terça-feira, 27 de outubro de 2009

Entrevista com Roger Silverstone




Texto fornecido no curso do NTE, Tecnologia na Educação, sobre uma entrevista com, Roger Silvestone, onde transcreve suas principais opiniões.
Roger Silvestone é um conceituado professor de mídia e comunicação da London School of Economics and Political Science, Inglaterra.
Relata sobre a importância da compreensão do processo de mediação sobre a mídia, ressalta que devemos ter um olhar especial para o processo que pode ser falho, onde é distorcido pela tecnologia ou de propósito necessitamos ter claro e compreender sua política, sua vulnerabilidade ao exercício do poder, sua dependência do trabalho de instituições e indivíduos, e seu próprio poder de persuadir.
  • No seu livro Por que estudar a mídia? O autor coloca que a mídia sempre terá um papel relevante, pois ela tem o poder de manipular a noticia favorável ao Estado Co, sendo assim é preciso saber como este poder é exercido (quem, porque, para que), precisamos estudar a mídia para responder a varias questões sendo que nem sempre obteremos respostas conclusivas.
  • Segundo o autor a mídia faz parte da nossa vida social, separando gerações não familarizadas com a tecnologia. Há uma habilidade e uma sinergia imensa entre os usuários dos meios dew comunicação de massa. Usam a mídia de forma criativa a tal ponto de aumentar ou diminuir a capacidade que têm de gerenciar suas próprias vidas cotidianas. Mas esta habilidade e sinergia são superficial. A maioria das pessoas acreditam dominar a mídia como dominam suas vidas, mas é possível afirmar que estamos apenas surfando e não nadando no mar da mídia. Falta muito para domina-la.
  • A mídia provoca efeitos. Esta analise depende do reconhecimento do que a mídia tem um status estrutural que influencia no nosso cotidiano.
  • A mídia exerce tamanha influencia no nosso dia-a-dia que necessitamos de instrumentos de analise poderosos e sofisticados para avalia-lo.
  • Quando a "qualidade da mídia", é muito subjetivo como algo intrínseco, à natureza do relacionamento que as audiências e usuários podem construir com este programas ou seriados; é necessário pensar em questões como honestidade, responsabilidade, confiança...
Sobre o contesto "Mídia de Mais - Mídia para Mais", a expectativa de que todos devemos ter uma voz na mídia é necessário, tendo consequências e responsabilidades. A expansão na mídia pode produzir tanto uma exaustão de imagens e textos quando por outro, uma fragmentação do social potencialmente perigoso.
Entrevista concedida na 4º Cúpula de Mídia para criança e adolescente realizada no Rio de Janeiro em 2004.

Um comentário:

  1. De todos os textos que lemos, esse foi o que me pareceu de maior complexidade...
    Quero destacar um comentário seu e do autor, de que a mídia faz parte da nossa vida social, separando gerações não familarizadas com a tecnologia.

    ResponderExcluir