terça-feira, 3 de novembro de 2009

Blogs e Fotoblogs que ensinam




Autor João Luiz de almeida Machado, segundo o autor é fundamental, tanto o aluno quanto o professor estão deixando esta pratica da escrita tão importante de lado.
A escrita qualificada está associada à leitura, lendo aprende novos vocabulários, melhora a noção de coerência e lógica.
O autor sugere o registro de aulas no mundo virtual, exemplo criar blogs e fotoblogs com os alunos.
A tecnologia proporcionou, ao longo dos tempos, que novos equipamentos e recursos surgissem para, facilitar novos registros e perepetuá-los.
Os computadores e a Internet constituem apenas a última geração de ferramentas que surgiram com este intuito, o que não impede o registro tradicional com lápis e caderno.
O que temos que garantir é o bom uso do espaço adequado da informática, apropriada ao interesse da educação, da ciência e do conhecimento.
O professor pode usar a informática para registros e informações sendo assim possível que o professor possa repensar sua prática, modificar trechos do percurso escolhido por ele, utizar novas ferramentas para facilitar e aperfeiçoar suas aulas.
Para os estudantes cria-se uma ótima oportunidade de estudar com regularidades os conteúdos trabalhados nas aulas, certificar-se dos conceitos e ideias demonstrados, apresenta as eventuais dúvidas através dos próprios blogs/fotoblogs. Receber o retorno de suas preocupações on-line ou em aulas posteriores e ainda aperfeiçoar suas habilidades de registro e escrita para que se torne um aluno mais critico.

Raquel Iserhard

2 comentários:

  1. Parabéns teu blog está demais, trazendo vários textos que nos auxiliam em nossa prática pedagógica.

    Bj Sabrina

    ResponderExcluir
  2. Costumo utilizar a internet para pesquisa, troca de experiências com outras professoras, mas confesso que ainda não me adaptei a registrar minhas aulas no mundo virtual...
    Estou pensando em criar um blog da turma no início do próximo ano...Será que terei tempo para atualizá-lo?!
    Tentarei!!rsrsrs

    ResponderExcluir